Rios do Brasil



Principais Rios Brasileiros :




Rio Iguaçu - É um afluente do rio Paraná, formado pelo encontro dos rio Iraí e Atuba na parte leste do município de Curitiba junto a divisa deste com os municípios de Pinhais e São José dos Pinhais. O curso do rio segue o sentido leste/oeste com algumas partes servindo de divisa natural entre Paraná e Santa Catarina, bem como em certo trecho do seu curso faz a fronteira entre o Brasil e Argentina. Foi considerado o 2º rio mais poluído do Brasil, ficando atrás do rio Tietê em São Paulo.





Rio Paraná - Nasce entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, na confluência de dois rios: o Rio Grande e Paranaíba. Corre no eixo central da Bacia do Paraná, uma ampla bacia sedimentar.
Banha também o estado do Paraná, adquirindo uma extensão de 3.998 km, sendo o nono rio mais extenso do mundo, caso fosse contado o trecho do rio Paranaíba. Demarca a fronteira entre Brasil e Paraguai numa extensão de 190 km até à foz do rio Iguaçu.
A partir de Foz do Iguaçu, o rio muda para direção oeste e passa a ser o limite natural entre Argentina e Paraguai. Na confluência do rio Paraguai o rio entra inteiramente em terras argentinas e passa a percorrer a direção sul, desaguando no delta do Paraná e, consequentemente, no Rio da Prata.





Rio São Francisco - Nasce no município de Medeiros, passando pela Serra da Canastra, em Minas Gerais, a 1200 metros de altitude, atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, deságua no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km² e atingindo 2 830 km de extensão. Atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidroelétricas.




Rio Paraguai - Nasce na Chapada dos Parecis, no Mato Grosso e banha também o estado de Mato Grosso do Sul. O rio não faz fronteira do Brasil com a Bolívia e com o Paraguai, ao contrario do que muitos pensam. As duas margens são brasileiras. Faz fronteira do Brasil com a Bolívia só num trecho ao sul da Bolívia. Em seu percurso inicial (cerca de 50 km) tem o nome de rio Paraguaisinho, mas logo passa a ser conhecido como rio Paraguai, percorrendo um trajeto de cerca de 2.621 Km até sua foz, no rio Paraná.
Dentro do território brasileiro, o rio Paraguai percorre cerca de 1693 Km desde as nascentes até a desembocadura do rio Apa. 





Rio Oiapoque - É um rio do Brasil e Guiana Francesa, que no Brasil banha o estado do Amapá. É também chamado de Oyapock, Iapoco, Iapoc. Entre os séculos XVI e XVIII, foi chamado de rio de Vicente Pinzón, em homenagem a Vicente Yáñez Pinzón, navegador espanhol que teria descoberto a sua foz. Nasce na Serra Tumucumaque e desagua no Oceano Atlântico, percorrendo 350 km. Ao longo do seu percurso, delimita a fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.





Rio Solimões - Banha o estado do Amazonas. Começa no Peru e ao entrar no Brasil, no município de Tabatinga, recebe o nome de Solimões. Tem como afluentes o Rio Javari, Jutaí,Juruá e Purus, os rios Içá e Japurá e percorre as cidades de São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí, Fonte Boa, Tefé, Coari, Codajás, Anamã, Anori, Manacapuru, totalizando 1.700 km até chegar a Manaus, onde ao encontrar o Rio Negro, recebe o nome de Rio Amazonas. É importante para o Norte porque é fonte de alimento, transporte, comércio, pesquisas científicas e lazer.





Rio Xingu - Nasce no Mato Grosso, passa pelo Pará e deságua próximo do rio Amazonas. Tem 1870 km de extensão.Na região de sua cabeceira abriga o Parque Indígena do Xingu, o primeiro parque indígena do Brasil, sendo a principal fonte de água e alimentos para uma população de cerca de 4.500 índios que vivem no Parque. Ameaçado pela expansão da fronteira agrícola e com desmatamento na região de seus principais formadores, que se encontram todos fora da área do Parque. É afluente do Amazonas, ficando à margem direita desse poderoso rio.





Rio Tocantins - Nasce no estado de Goiás, passando pelos estados do Tocantins, Maranhão e Pará, até chegar na foz do Rio Amazonas. Após a união dos rios Maranhão e Paranã entre os municípios de Paranã e São Salvador do Tocantins (ambos localizados no Tocantins), o rio passa a ser chamado de Rio Tocantins. Durante a época das cheias, seu trecho navegável é de 2000 km, entre as cidades de Belém - PA e Lajeado - TO.É o 2º maior rio totalmente brasileiro (perde apenas para o Rio São Francisco), e também é chamado de Tocantins-Araguaia, após juntar-se ao Araguaia na região do "Bico do Papagaio", que fica localizada entre o Tocantins, o Maranhão e o Pará. É no vale do médio e baixo Rio Tocantins que se encontrava a maior concentração de castanheiras da Amazônia.





Rio Guaporé - O Rio Guaporé é um rio da bacia do Rio Amazonas, banha os estados do Mato Grosso e da Rondônia e faz divisa com a fronteira da Bolívia. Nasce na Chapada dos Parecis – MT, a 630 metros de altitude ao encontrar o rio Mamoré (Bolívia). Na sua extensão de aproximadamente 1.400 km, sendo que 1.150 km são navegáveis a partir de Vila Bela da Santíssima Trindade. Em todo seu percurso no estado de Rondônia, e uma pequena parte de Mato Grosso, forma fronteira do Brasil com a Bolívia.






Rio Amazonas - Corta todo o norte da América do Sul, ao centro da Floresta Amazônica. Maior rio da Terra, tanto em volume de água quanto em comprimento (6937,08 km de extensão), nas cheias a distância de uma margem a outra pode chegar a 50 km. Tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no Delta do Amazonas, no norte brasileiro. Ao longo de seu percurso recebe, ainda no Peru, os nomes de Carhuasanta, Lloqueta, Apurímac, Rio Ene, Rio Tambo, Ucayali e Amazonas (Peru). Entra em território brasileiro com o nome de rio Solimões e finalmente, em Manaus, após a junção com o Rio Negro, recebe o nome de Amazonas.






Rio Uruguai - Nasce na Serra Geral e que forma-se pela junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A nascente mãe do rio é o Rio Pelotas, que nasce a cerca de 65 km a oeste da costa do Atlântico. A foz do Rio Uruguai é a bacia hidrográfica do Prata e é formado pela junção dos rios Uruguai e Paraná. O rio Uruguai é um dos rios mais importantes na hidrografia do sul do Brasil e serve de fronteira entre o país e a Argentina e o Uruguai, tendo Uruguaiana como principal cidade gaúcha banhada por suas águas.



Rio Araguaia - Nasce no estado de Goiás, na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas. Faz a divisa natural entre os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará. Possui uma extensão de 2.114 km e é considerado um dos mais piscosos do mundo. Vem sofrendo com a pesca predatória que tem diminuido o número de peixes, sendo outro fator para a diminuição de peixes nesse rio a construção da Hidrelétrica de Tucuruí, pois a mesma não possui recursos necessários para a subida natural de peixes em período de desova.Em 2007, foi possível observar grande quantidade de assoreamentos e diminuição na quantidade de água, o que está dificultando a navegação de barcos maiores em muitos trechos do rio.





Rio Parnaíba -Nasce na Chapada das Mangabeiras, na serra do Jalapão, que é preservada pelo Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba , numa altitude de 700 metros, Percorre cerca de 1.450 km até sua desembocadura no Oceano Atlântico. Situa-se em uma área de transição entre o Nordeste Árido de vegetação pobre castigada pelo sol e a região amazônica coberta de florestas. Banha 20 municípios do Piauí e 22 do Maranhão.O regime do Parnaíba é pluvial como quase todos os rios e bacias brasileiras.





Rio Tietê - Nasce em Salesópolis na serra do Mar, a 1.120 metros de altitude. Apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, as escarpas da Serra do Mar obrigam-no a caminhar sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo de sudeste a noroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá no rio Paraná, no município de Três Lagoas, cerca de 50 quilômetros a jusante da cidade de Pereira Barreto.O nome Tietê foi registrado pela primeira vez em um mapa no ano de 1748 no Mapa D'Anvile e, em tupi, significa "rio verdadeiro", ou "águas verdadeiras".




E esses foram os principais rios do Brasil com suas características próprias, suas origens e localizações de diversos lugares.

Nenhum comentário: