Problemas sociais

No dia 14 de setembro de 2013 foi publicado uma notícia de que 1 milhão de famílias ainda não têm energia elétrica no Brasil, veja a seguir :



Para notarmos, com tantos lugares desperdiçando energia, com tantas usinas hidrelétricas construídas ainda existem famílias que vivem sem esse recurso que faz do Brasil está na lista dos privilégiados,sem notar que existem pessoas que não podem desfrutar das vantagens nem das desvantagens .




 Por mais que a energia hidrelétrica seja um resultado de um aproveitamento dos recursos dos rios , esse tipo de recurso acaba tendo tanto as vantagens quanto as desvantagens sendo tanto para natureza quanto para a sociedade .

Vantagens - Apesar do alto custo para a instalação de uma usina hidrelétrica, o preço do seu combustível (a água) é zero. É uma fonte de energia renovável e não emite poluentes, contribuindo assim na luta contra o aquecimento global. E para um país como o Brasil, cortado por imensos rios, torna-se uma fonte de energia vantajosa e altamente sustentável.


Desvantagens :Apesar de ser uma fonte renovável e não emitir poluentes, as hidrelétricas causam grande impacto ambiental e social. Para a instalação desse tipo de usina e construção de barragens, que refreiam o curso dos rios, é necessário o alagamento de grandes áreas. Essa prática acaba acarretando problemas à fauna e flora local, como:

* a destruição da vegetação natural,
* assoreamento do leito dos rios,
* desmoronamento de barreiras, 
* extinção de certas espécies de peixes e torna o ambiente propício a transmissão de doenças como malária e esquistossomose.
Os impactos sociais também são visíveis com o deslocamento das populações ribeirinhas e indígenas, algumas que viviam na região há muitos anos, e são obrigadas a mudar-se por causa do alagamento para a construção dos lagos artificiais. E por serem geralmente construídas distante dos centros de consumo, o processo de transmissão de energia, que dá-se por fios, acaba tornando-se mais caro.
Quando o nível pluviométrico torna-se menor que o esperado, as hidrelétricas ficam com níveis de água abaixo do requisitado para a produção de energia normal e a geração de energia é transferida para outros tipos de usinas como as termelétricas e nucleares, encarecendo a conta do consumidor.
E apesar de ser uma fonte limpa de energia, apenas 18% da energia mundial é produzida pelas hidrelétricas, pois a maioria dos países não possuem as condições naturais necessárias para a construção dessas usinas.

Nenhum comentário: